1 |
Lições Preliminares de Antropologia Brasileira |
80h |
Do Surgimento da Antropologia e as Primeiras Correntes; O Surgimento do Pensamento Antropológico e o Evolucionismo; Antropologia Funcionalista; A Antropologia Francesa; Franz Boas e o Surgimento da Linha Americana; Os Conceitos de Cultura; Cultura e Natureza; Cultura Popular e Cultura Erudita; Transformações Culturais nas Sociedades Industrializadas; Temas Contemporâneos da Antropologia e a Antropologia Brasileira; Temas Contemporâneos da Antropologia; A Etnicidade em Questão; O Conceito de Identidade; As Discussões Contemporâneas de Gênero, Sexualidade e Parentesco; Os Debates sobre Cultura e Natureza; A Antropologia Brasileira; Da Chegada até os Anos 1960; A Antropologia Brasileira da Década de 1960 aos Dias de Hoje. |
2 |
Antropologia: Pensamento e Produção Científica |
80h |
Primeiros Caminhos da Antropologia; Pensando uma Prática, Oralidade e Pensamento Antropológico; Relativizando a Origem da Antropologia; A Antropologia dentro das Ciências Sociais; Os Primeiros Passos Dados por Durkheim e Mauss; A Produção Antropológica e seus Objetivos Científicos; O que Define a Antropologia enquanto Ciência?; Métodos e Técnicas da Antropologia; Escolas de Pensamento Antropológico e o Etnocentrismo, Evolucionismo, Difusionismo; Novas Perspectivas a partir da Etnografia; Escolas de Pensamento Antropológico: Funcionalismo, Estruturalismo, Culturalismo, Interpretativa; Novas Fronteiras da Antropologia. |
3 |
Estudo da Antropologia Brasileira |
80h |
Explicar o Brasil - Os Primeiros Passos da Antropologia Brasileira; O Contexto Histórico para a Consolidação da Antropologia no Brasil; Os Clássicos da Antropologia Brasileira: Roberto Damatta (1936-), Gilberto Velho (1954- 2012), Manuela Carneiro e Eduardo Viveiro de Castro.
|
4 |
O Papel das Relações Étnico Raciais no Estudo da Antropologia |
80h |
A Invenção do Conceito de Raça; Estudos sobre Relações Étnico-Raciais; O Conceito de Raça e o Racismo; João Batista Lacerda; Nina Rodrigues; Relações Étnico-Raciais No Século XX; O Século XX das Relações Étnico-Raciais na Antropologia; Gilberto Freyre; Oracy Nogueira; Peter Fry; Carlos Hasenbalg; As Relações Étnico-Raciais e o Discurso Colonial e Pós-Colonial; Da Construção à Desconstrução do Conceito de Raça; A Virada Pós-Colonial e as Mudanças na Antropologia; O Discurso Colonial a partir de Gilberto Freyre; Kabengele Munanga e a Questão da Identidade; Qual o Lugar da Antropologia nas Relações Étnico-Raciais?. |
5 |
Antropologia Histórica e Cultural |
80h |
Primeiros Contatos entre História e Antropologia; História e Antropologia; O Olhar Antropológico e a História Cultural; A Nova História Cultural e a Antropologia Histórica; Diálogos entre Antropologia e História; Debates e Embates da Antropologia com a História; Lévi-Strauss e a História dentro do Estruturalismo; Marshall Sahlins: Entre a Estrutura e o Evento; Geertz e a “Descrição Densa”; Pierre Bourdieu: o Campo e o Hábitus; Diálogos entre a História e a Antropologia; Os Historiadores e a Antropologia; Emmaneul Le Roy Ladurie e a História Etnográfica; Robert Darnton e a Antropologia Interpretativa; Michel De Certeau e a Vida Cotidiana; Caminhos Distintos e Destinos Semelhantes. |
6 |
A Formação da Sociedade Brasileira |
80h |
As Influências Externas para a Construção da Interpretação do Brasil no Final do Século XIX para o XX - Alguns Apontamentos; Interpretações sobre a Formação da Sociedade Brasileira; A Geração de 1930; A Sociedade Brasileira; A Escravidão e a Questão Racial; A Dicotomia Campo e Cidade; A Sociologia no Brasil; Os Clássicos que deram a Forma Científica à Sociologia Brasileira. |
7 |
Docência do Ensino Superior |
80h |
O Ensino Superior no Brasil; A Universidade na Sociedade; Legislação da Educação Superior; A Prática Docente no Contexto da LDB (Lei n.º 9.394/96). As Teorias Pedagógicas; A Didática: Definição e Importância no Ensino Superior; Planejamento do Ensino; Elaboração de Planos de Ensino e Prática Docente; Avaliação Educacional; Ambiente Virtual de Aprendizagem e Tecnologias para o Ensino; Interações em Sala de Aula EAD e Presencial: O Papel dos Professores e dos Alunos. |
8 |
Metodologia de Trabalho Científico |
80h |
Conceitos de Ciência; Método Científico; Hipóteses Variáveis; Probabilidade; Validade; Fidedignidade, Amostragem; Delineamentos de Pesquisa; Metodologia Qualitativa e Quantitativa; Aplicação de Questionário em Pesquisas; Caracterização da Linguagem Científica e do Sistema de Produção Científico; Elaboração de Pesquisa Acadêmico-Científica; Ética na Pesquisa; Técnicas de Apresentação; Resumo Científico, Artigo Científico, Ficha Catalográfica, Pré Projeto de Pesquisa, Resenha, Relatórios de Pesquisa, Fichamento. |
TOTAL |
640h
|
|